UA-40840920-1

sábado, 19 de julho de 2014

Canjica

por Carol Vannier

Eu sempre adorei canjica. Lá em casa e na casa da minha avó era uma coisa frequente na páscoa, nas festas juninas, ou qualquer dia de inverno. Aquele panelão ficava ali no fogão vários dias, sendo fervido e reformado várias vezes, porque os carocinhos de milho iam sobrando enquanto o leite ia acabando. É que lá em casa tem muitos bezerrinhos que usam a canjica como desculpa pra beber leite adoçado com canela, com um milhozinho ou outro pra enfeitar. Não sendo muito bebedora de leite, eu era uma das poucas que ia dando baixa nos milhos.

E então eu provei a canjica da Angelita. Eu nem sabia que dava pra gostar mais ainda de canjica! A canjica dela é cremosa, coesa, uma coisa linda. Descobri que as canjicas podiam ser que nem feijão. Tem aqueles cremosos maravilhosos e aqueles que são caroços boiando num caldo, o feião chuá-tum-tum: chuá do líquido descendo e tum-tum dos carocinhos vindo atrás. Então percebi que a canjica da minha mãe era chuá-tum-tum, mas que não precisava ser assim. Toca a aprender a fazer canjica com a Angelita!

O segredo pelo que pude perceber é ficar mexendo a canjica, como se fosse um risotto, para soltar a goma que vai fazer tudo ficar mais cremoso depois. Ela também usa creme de leite às vezes, mas não achei que fez tanta diferença quanto mexer. É um pequeno investimento de tempo e paciência mas uma grande evolução para a sua canjica!



CANJICA DA ANGELITA

Ingredientes:

500g de milho de canjica 
1 litro de leite
1 lata (395g) de leite condensado
1 garrafa grande ou duas pequenas (500 ou 400ml) de leite de coco
alguns paus de canela
opcional: 1 lata (300g) de creme de leite

Preparo:

  • Cozinhe o milho numa panela de pressão por aproximadamente 1 hora, marcando o tempo desde o início, mesmo antes de dar pressão. O milho tem que estar coberto com bastante água, de maneira que se você mergulhar a mão na panela até encostar nos milhos, seus dedos fiquem todos submersos. Se o milho não estiver bem macio, cozinhe mais tempo, colocando mais água se necessário.
  • Na mesma panela, acrescente os outros ingredientes, mudando a proporção se quiser ao seu gosto. 
  • Acenda o fogo de novo e vá mexendo sempre, soltando os milhos uns dos outros, e estimulando o milho a soltar sua goma. Assim a canjica vai ficar bem cremosa. Mexa até ficar satisfeito com a consistência.
  • A canjica vai ficar mais grossa depois de esfriar. Se quiser, reaqueça colocando mais um pouquinho de leite, ou o creme de leite. 
  • Sirva quentinha com canela em pó por cima.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...