UA-40840920-1

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Bolo de maçã

por Carol Vannier

Às vezes eu divido aqui primeiras experiências que por terem tido um resultado muito bom, sinto que merecem ser compartilhadas. Mas eu gosto mesmo é de mostrar aquelas receitas a que recorro sempre, as testadas e aprovadas. Não só porque sinto que podem dar mais certo quando alguém for tentar reproduzir, mas também porque são minhas queridinhas, e eu não sou ciumenta :)


Eu adoro qualquer bolo de maçã, mas esse é o que eu sempre faço quando tenho maçãs ou uma tarde chuvosa precisando gastar. O tempo anda curto, mas as maçãs de fato estavam sobrando na geladeira, então vamos de bolo. Não que eu precise de muita desculpa pra fazer bolo... mas vamos fingir que é só um esforço de não deixar comida estragar. Dessa vez eu resolvi que ia experimentar usar um pouco de pimenta da jamaica pra ver o efeito, já que comprei há pouco tempo. Só que a esperta aqui colocou a pimenta da jamaica num moedor igual ao da pimenta do reino. Já sabem o que que eu acabei experimentando né?

Esse bolo é pra fôrma de furo no meio, só que das grandes, com 23cm de diâmetro. Se a sua for menor, é melhor reduzir um pouco a receita. Ele fica melhor no dia seguinte, mas já é uma indecência de bom no dia mesmo, até com pimenta!


BOLO DE MAÇÃ
tirado daqui
quem cozinha de noite e tira foto de manhã não fotografa bolo inteiro...

Ingredientes:
3 maçãs grandes ou 5 pequenas (as minhas pesaram 380g depois de descascadas e fatiadas)
1 limão
100g (1/2 xíc.) de açúcar misturado com canela
260g (2 xíc.) de farinha de trigo
2 c. chá de fermento em pó
1 c. chá de sal
160ml (2/3 de xíc.) de óleo vegetal
2 ovos grandes
200g (1 xíc.) de açúcar
240ml (1 xíc.) de leite
1 c. chá de essência de baunilha

Preparo:

  • Descasque as maçãs e fatie em "orelhinhas" finas. Vá pingando limão nas que já foram picadas para que não escureçam.
  • Misture metade do açúcar com canela nas maçãs e reserve o resto.
  • Pré-aqueça o forno a 160ºC. Unte e enfarinhe uma fôrma de furo no meio de 23cm de diâmetro.
  • Peneire a farinha, o fermento e o sal em uma tigela. Reserve.
  • Na tigela da batedeira coloque o óleo, os ovos e o açúcar e bata em velocidade média por +- 3 minutos, até ficar mais claro e espesso. 
  • Adicione alternadamente a mistura de farinha e o leite com a baunilha, aos poucos, misturando somente o suficiente.
  • Junte metade das maçãs à massa, misture com uma espátula e espalhe na fôrma. Arrume o restante das maçãs por cima como achar mais bonito e polvilhe o resto do açúcar com canela.
  • Leve ao forno por aprox. 1 hora, ou até que um palito saia limpo e a parte de cima esteja bem dourada. Espere esfriar um pouco para desenformar.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...