UA-40840920-1

sexta-feira, 28 de março de 2014

Repolho no forno

por Carol Vannier

Eu disse na semana passada que você podia pegar tudo que faz na água e sal e fazer no forno. Então, ainda tem mais coisa que normalmente não vai pro forno mas deveria: repolho por exemplo. Fica tão bom que é até perigoso... Mas ele não faz milagre sozinho, tem cebola e alho pra ajudar trazendo o tempero e um toque doce.

Nessa leva, aproveitei que tinha acabado de trazer uma couve-flor pra casa, e misturei no repolho as folhas da couve flor. Aliás, quando quiser aproveitar as folhas da couve flor sozinhas, elas ficam ótimas preparadas do mesmo jeito que a couve normal (couve manteiga). Dá até pra confundir as duas! Mas dessa vez era pouca folha de couve-flor, então ela só serviu mesmo pra dar um efeito bicolor no repolho :)

Então mãos à massa: enquanto o forno aquece, pique um quarto de repolho em fatias finas, uma cebola também em fatias finas, e uns 4 dentes de alho em pedacinhos bem miudinhos. Se tiver folhas de couve-flor disponíveis, pique-as com talo e tudo em fatias finas também. Vá colocando tudo numa tigela* (é bom pra desafogar a tábua), e depois de tudo picado, tempere com sal e pimenta a gosto, e um bom fio de azeite. Permita-se um momento Amélie Poulain e meta os dedos nesse emaranhado de fiapos. Vá massageando e misturando tudo, até que as folhas do repolho estejam soltinhas e tudo esteja besuntado de azeite. Despeje tudo num tabuleiro bem grande e asse por aproximadamente 20 minutos. Pode ser uns 30 minutos se você gostar de uns pedacinhos mais queimadinhos como eu.

Foto do tabuleiro já atacado fingindo que é estilo :P

*Enquete: a palavra 'bol' pra tigelas semi-esféricas de cozinha já pegou no Brasil? E em Portugal?

2 comentários:

  1. Eu provei esse repolho e foi com grata surpresa que descobri gostar de repolho desse jeito =)
    Repolho cozido eu como, ou "faço o favor de comer" mas dizer que GOSTO não digo não....
    Tenho descoberto, na aba da minha filha, como ficam bons quiçá melhores os legumes assados ! =P

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...