UA-40840920-1

sábado, 1 de março de 2014

Quiche de cebola caramelizada

por Carol Vannier

Essa receita virou minha quiche favorita de fazer, provavelmente porque dá um resultado muito bom usando ingredientes simples, que quase sempre já tenho em casa. Quer coisa melhor?

Essa massa é bem tranquila de abrir, ainda mais se você deixar descansar um pouco na geladeira. Depois se quiser variar o recheio, é só trocar a cebola caramelizada por outra coisa, mantendo a parte do creme e do queijo. Pode ser alho poró, espinafre e bacon, brie e damasco... A foto não está fazendo justiça, mas essa quiche é testada e aprovada por uma freguesia grande :)

Alguém só lembrou da foto quando a quiche estava acabando...


QUICHE DE CEBOLA CARAMELIZADA
um combo de dois sites adorados, La Cucinetta e Simply Recipes

Ingredientes:

massa
240g (2 xícaras) de farinha
160g de manteiga gelada
80ml de água gelada

recheio
3 ou 4 cebolas roxas
azeite e vinagre balsâmico
120ml (1/2 xícara) de leite
120ml (1/2 xícara) de creme de leite
3 ovos
200g (mais ou menos a gosto) de queijo parmesão ou gruyère, ou algum outro, ralado
sal, pimenta do reino e noz moscada 

Preparo:
  • Comece preparando a massa. Se puder fazer com antecedência e deixar descansar na geladeira, fica bem mais fácil de abrir. Ter um processador grande também ajuda muito, porque dá pra manipular a massa sem derreter muito a manteiga com o calor da mão.
  • Se for usar o processador, pique a manteiga gelada em cubos e coloque no processador junto com a farinha. Bata até parecer uma farofa grossa. Depois vá acrescentando a água aos poucos pelo buraco do processador, até a massa ficar bem agregada. Tire do processador, forme uma bola e guarde embrulhada em filme de pvc na geladeira, pode ser até de um dia pro outro. Mas se ficar bastante tempo na geladeira, lembre-se de tirar um bocado antes da hora de abrir, porque ela vai estar dura. Se não tiver processador e não tiver hábito de fazer massas assim na mão, siga as dicas daqui.
  • Pique a cebola em fatias finas, tipo julienne. Aqueça uma frigideira grande com um pouco de azeite e comece a dourar as cebolas. A idéia é que elas escureçam bem, então isso vai levar um tempo e elas vão murchar bastante. Coloque um pouco de sal enquanto elas douram e mexa de vez em quando. Quando estiver bem marronzinho, coloque um fiozinho de vinagre balsâmico e deixe mais uns 5 minutos até tirar do fogo.
  • Na hora de assar, abra a massa numa superfície ligeiramente enfarinhada. Coloque a massa na fôrma e espete o fundo para que ele não estufe. Eu gosto de pré-assar a massa para ela não ser encharcada pelo recheio. Para isso cubra a massa com papel manteiga ou alumínio e coloque um bocado de feijão cru, o suficiente para cubrir o fundo da fôrma. Esses feijões não são muito bons pra cozinhar depois, então você pode guardá-los para a próxima quiche.
  • Enquanto a massa pré-assa, prepare o resto do recheio: misture numa vasilha o leite, o creme de leite, os ovos, sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto.
  • Quando a massa estiver com cara de assada, mas sem dourar muito (mais ou menos 15 minutos), tire-a do forno e coloque o recheio. Arrume metade do queijo ralado primeiro, depois a cebola caramelizada por cima, depois a outra metade do queijo, e por fim despeje a mistura cremosa por cima de tudo.
  • Leve ao forno novamente e asse até dourar bem.

2 comentários:

  1. essa quiche faz sucesso sempre que aparece! =) e nunca sobra nem 1 fatia para o dia seguinte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. dessa última só sobrou pq fiz duas! (e ainda tinha churrasco e salpicão hahaha)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...