UA-40840920-1

sexta-feira, 7 de março de 2014

Banana da terra assada com laranja

por Carol Vannier

Aqui no Brasil temos muitos tipos de banana, mas eu sei que não é assim em toda parte. A banana-da-terra é um tipo de banana que não se come crua, mas sempre em algum prato cozido. Ela fica mais amarela ao cozinhar, e tem a carne firme e mais para seca. Acredito que na falta dela, outras bananas podem ser usadas sem problemas nessa receita, porque mesmo que o resultado fique menos firme, não tem por que ficar ruim ;) 

Essa é uma receita preguiçosa de fim de carnaval, feita enquanto tento voltar à rotina, ou melhor dizendo, estabelecer uma nova, já que semana que vem começo um novo emprego. É colocar tudo no forno e esperar ficar pronto. Uma opção um pouco mais rápida, mas também um pouco mais trabalhosa e gordurosa é simplesmente fritar a banana-da-terra em uma frigideira com manteiga, polvilhar açúcar e canela, e depois espremer uma laranja se quiser fazer um caldinho. Dos dois jeitos eu adoro. Banana com canela pra mim já é uma combinação divina, com sorvete então... 




BANANA-DA-TERRA ASSADA COM LARANJA 
do Come-se, um blog maravilhoso cheio de comidas tradicionais do Brasil

Ingredientes:
3 bananas-da-terra
3 laranjas de suco 
2 c. sopa de mel
1 c. sopa de manteiga em pedacinhos
canela em pó a gosto
opcionais: noz moscada, raspas de casca de laranja, açúcar mascavo

Preparo:
  • Descasque as bananas e corte-as longitudinalmente e depois em 2 ou 3 partes transversalmente, dependendo do comprimento da banana.
  • Arrume os pedaços de banana num pirex e esprema o suco das laranjas por cima. 
  • Espalhe então o mel, a manteiga e a canela, e qualquer opcional que você queira (no fim das contas acho que a manteiga também é opcional).
  • Cubra com papel alumínio e leve ao forno quente por meia hora. Depois retire o papel alumínio e deixe dourar e secar o suco.
  • Sirva pura para uma sobremesa light, ou por cima de um sorvete de creme para se esbaldar ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...