UA-40840920-1

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Torta de Bacalhau da Lilie

por Carol Vannier

Foi difícil decidir o que fazer para um post natalino. Acontece que a única coisa bem natalina que eu tenho o hábito de fazer é rabanada, e ela já apareceu por aqui, fora de época. Natal pra mim ainda é aquela ocasião de comer comida de mãe e de vó, e no máximo dar uma ajudinha com a salada. Por isso fui pegar inspiração com uma amiga que pra mim já virou uma guru do Natal, com uma vasta experiência preparando natais fora de época para os sortudos amigos :)

Claro que as especialidades dela também têm um dedo de mãe e de vó, e essa torta de bacalhau em especial vem da mãe dela, que bolou uma coisa inusitada e ao mesmo tempo genial: usar a massa do melhor bolinho de bacalhau da cidade, do Caneco Gelado do Mário, como base para uma senhora torta. Essa torta é daquelas receitas que você sabe que vai dar certo, porque só leva coisa muito boa: além da massa do bolinho vai requeijão, leite de coco, molho de camarão, catupiry e parmesão. Tem como ficar ruim?

Lilie não costuma usar a massa do Mário, e foi assim que me aventurei a fazer também. As quantidades que eu vou dar são baseadas nessa minha primeira experiência, e não vão ser muito rígidas, até porque pratos desse tipo podem variar um pouco sem danos, dependendo do que se tem em casa, do tamanho do pirex ou da posta do bacalhau.

Posso dizer que a receita é bem generosa, porque essa minha primeira tentativa, mesmo meio atrapalhada, agradou muito, não só a mim como à aniversariante pra quem eu levei a torta. Só é uma pena que as autoras da receita estejam longe de Niterói nesse natal e não possam avaliar minhas tentativas, mas é uma alegria saber que estarão juntas.




TORTA DE BACALHAU
serve 5 pessoas como prato único

A torta é feita em camadas: massa de bacalhau, molho de camarão, catupiry, e mais massa de bacalhau, com parmesão por cima pra gratinar.

Massa de bacalhau:

Entre 350g e 500g de bacalhau seco salgado (peso ainda com pele e espinhas)
Aprox. 1 kg de batata (eu usei a asterix pra garantir que a massa ficasse sequinha, mas pode ser da normal)
1 copo (250g) de requeijão
1 garrafinha (200ml) de leite de coco
2 cebolas bem picadas
salsa e cebolinha a gosto



  • Dessalgue o bacalhau da maneira que preferir, e desfie-o, tirando pele e espinhas.
  • Cozinhe as batatas até que um garfo entre sem dificuldade. Depois de cozidas e escorridas, transforme-as num purê.
  • Aqueça uma panela grande com azeite, doure as cebolas e acrescente em seguida o bacalhau desfiado. Depois de refogar um pouco o bacalhau pode apagar o fogo e ir acrescentando os outros ingredientes: batatas amassadas, leite de coco, requeijão, salsa e cebolinha. Você pode controlar a consistência controlando as quantidades de cada um. O objetivo é uma massa pastosa, mas que tome alguma forma. 
  • Prove para ajustar o sal, porque a batata pode querer mais sal do que o bacalhau tinha pra dar.

Molho de camarão:

Se você já sabe fazer molho de camarão, siga adiante! Eu gosto de fazer um caldo com as cascas pra extrair mais sabor, mas é bem opcional. É só refogar as cascas (com mais temperos se quiser), jogar água e deixar ferver.

Aprox. 600g de camarão com casca (o que representa uns 300g limpo)
1 cebola grande
2 dentes de alho
Aprox. 200g de polpa de tomate (ou meio a meio polpa e caldo das cascas)
coentro a gosto

  • Refogue o alho e a cebola até dourar. Depois acrescente a polpa de tomate, o caldo (se tiver) e o coentro, e deixe ferver. 
  • Frite os camarões à parte, muito rapidamente, porque eles ainda vão entrar no molho que está quente. Se quiser, pode nem juntar eles no molho. Coloque direto na torta, e o molho vem por cima.

Montagem:
  • Espalhe 2/3 da massa de bacalhau em um pirex de paredes altas. 
  • Por cima, arrume uma camada do camarão com o molho. 
  • Por cima do camarão, espalhe aprox. 200g de catupiry. Nessa parte, se você comprar essa embalagem, fica mais fácil espalhar. Como eu comprei essa, fiquei toda atrapalhada jogando bolotas de catupiry no pirex, até que por fim apelei: coloquei num saco de confeitar! Pra quem estiver com esse problema, pode ser um saco tipo ziploc com o biquinho cortado também. Depois de distribuir o catupiry eu dei uma selada final com uma espátula.
  • No fim, gostei tanto de usar o saco de confeitar que usei também para a última camada de massa de bacalhau, afinal ela não repousa em terreno firme como a primeira, e é mais difícil espalhar sem bagunçar tudo. Novamente distribui e alisei com a espátula. 
  • Por fim, queijo parmesão ralado por cima, para gratinar. O tempo no forno é só mesmo o tempo de dourar o queijo, e aquecer também, caso ela tenha sido espertamente montada de véspera, e estivesse na geladeira até a hora da ceia ;)

Substituições:
Na falta do catupiry e do requeijão de copo, tudo que eu posso sugerir é algo na linha daquele queijinho d' A vaca que ri. Eles faziam na França até uma versão de copo, que pra mim era muito parecida com o nosso requeijão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...