UA-40840920-1

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Baunilha

por Carol Vannier

Por muito tempo eu vivi sem saber que existia baunilha sem ser aquele frasquinho de essência que se compra no mercado, nem desconfiava de onde vinha o tal aroma. Continuo não sendo nenhuma grande conhecedora, mas desde que provei pela primeira vez, aprendi a valorizar bastante a fava dessa orquídea!



Mesmo depois dessa pequena revelação, não tenho nada contra a essência industrializada, mas não há como negar a superioridade da baunilha verdadeira. Só que essa qualidade vem a um preço não muito barato, devido à dificuldade de cultivo da orquídea. Por isso guardo minhas favas para receitas bem escolhidas, ou servidas numa ocasião especial, ou em receitas onde ela vai brilhar sem ser ofuscada por outros sabores mais fortes. E mesmo assim, depois que raspo bem a fava, jogo a "casquinha" no açucareiro para, com o tempo, ter ali um açúcar levemente baunilhado.

Mas recentemente desenvolvi uma solução a meio termo ente sacar a preciosa fava do armário e usar a essência industrializada: uma essência caseira. Vi em alguns blogs que as pessoas faziam sua própria essência simplesmente abrindo a fava para expor as sementinhas, e mergulhando num vidro com alguma bebida forte, como vodka, rum ou whisky. O vidrinho tem que ser guardado e agitado de vez em quando, e em mais ou menos 2 meses o líquido estará escurinho, pronto pra usar. Se começar com rum escuro ou whisky não sei se a transição vai ser difícil de ver. No meu caso usei vodka, então era bem claro, literalmente ;)

Você pode ir completando o vidro a medida que ele vai esvaziando, e sacudindo sempre (mais ou menos duas vezes por mês, mas sem neura) para soltar e dissolver as sementinhas. Só que uma hora ele vai ficar fraquinho... E aí que eu tive uma idéia boa: depois de usar uma fava numa receita, em vez de jogar no açucareiro, jogo no vidrinho, e ali as sementinhas que insistem em ficar grudadas vão sendo muito bem aproveitadas. Achei uma saída melhor que o açúcar, que fica com o aroma suave demais. Já o vidrinho de essência que estava esvaecido deu uma remoçada e tanto! :)

Então para quem quiser começar a sua essência em casa, pode dar um ponta pé inicial com uma fava inteira, ou metade, dependendo do tamanho do vidrinho, e depois ir adicionando essas favas usadas. Eu uso garrafinhas de bebida em miniatura, que são bem pequenas, então meia fava já dá pra começar. Quando fui reformar uma delas, usei o líquido que já estava clarinho de uma mais antiga, pra não desperdiçar nada! 

No fim das contas é um projeto que demora um pouco a dar frutos, mas não é trabalho quase nenhum, e o produto final é ótimo!

O reformado e o que já encerrou seus serviços :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...