UA-40840920-1

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Salpicão da Gigi

por Carol Vannier

Continuando inspirada pela lista de comidas brasileiras do Buzzfeed, eu acho que é de utilidade pública compartilhar o salpicão da minha mãe ;)
Não é só porque é da minha mãe, mas esse salpicão é o favorito de muita gente. E na minha opinião ele tem de fato um segredinho: cebola crua. Antes de torcer o nariz, dê uma chance. Eu também achava que não gostava de cebola crua de jeito nenhum. Mas misturadinha no salpicão ela faz toda a diferença! Quando eu fazia sem cebola ele ficava sem graça e eu não sabia por que, até dar o braço a torcer para a cebola.

Fora isso o salpicão é uma salada bem eclética, e você pode ir adicionando ou tirando ingredientes de acordo com o seu gosto. Mas acho importante cortar tudo bem fininho, para que ele fique delicado. (Um processador nessa hora é uma mão na roda).

As quantidades também não são nada precisas, mas para alguém que nunca tenha feito, dou aqui as proporções do último salpicão que mamãe fez. Os ingredientes vão em ordem de importância (na minha opinião):

SALPICÃO DA GIGI


2 peitos de frango assado desfiados
1 cebola pequena em fatias finas (foi uma pequena nesse caso porque tinha alho poró cru. se não tivesse, a cebola podia ser grande)
2 cenouras raladas
1 lata de milho verde
1/2 pimentão verde em fatias finas
2 tomates sem semente em fatias finas
20 azeitonas verdes descaroçadas e picadas
1 alho poró pequeno em fatias finas
1/3 xíc. de passas
2 maçãs raladas ou em quadradinhos

Depois é só dar liga em tudo com aprox. 5 colheres de sopa de maionese e servir com batatinha palha e/ou alface crespa ou americana (iceberg).

Uma dica: apesar da maionese já ter uma boa dose de sal, eu costumo colocar umas pitadinhas de sal só no meu prato, já que nem todo mundo gosta tanto de sal quanto eu. É que se eu não fizer isso, acabo compensando a ligeira falta de sal com um acréscimo de batata palha, o que é com certeza mais perigoso, porque o sal vem de qualquer jeito, mas ainda por cima acompanhado...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...