UA-40840920-1

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Receitas Lavoisier - Ricotta e Panqueca de Banana

por Carol Vannier

Existem receitas que naturalmente geram subprodutos, e esses subprodutos muitas vezes acabam no lixo sem necessidade. Por exemplo, gemas sobrando quando só se quer claras e vice-versa, caldos de cozimento nutritivos, cascas que podem virar doces, farelos que podem virar farinha, etc. Pra quem não gosta de desperdícios, é sempre bom ter em mente alguma outra receita para aproveitar essas sobrinhas. Nada cozinha nada se perde, tudo se transforma ;)

Essa semana eu fiz panquecas de banana usando um subproduto que é bem menos usual do que os exemplos aí de cima: o soro que sobra depois de fazer ricotta. Então deixo as duas receitas, e mais uma música para ouvir e cantarolar enquanto faz suas panquecas...



Pra quem achar que fazer ricotta caseira é muito capricho pra pouca recompensa, meus argumentos são dois: preço e qualidade. No preço a diferença talvez seja pouca pra motivar a maioria, e acho que eu mesma não faria se pudesse comprar uma ricotta igual no mercado. Acontece que todas que eu compro são secas demais e ligeiramente amargas, e só prestam pra serem misturadas a outra coisa. Essa caseira eu como purinha com sal, em cima da torrada, ou mais caprichada com pimenta e azeite. Mas não precisa misturar creme de leite e afins pra ficar palatável. Só que é bom ter cuidado com o leite que se usa. Uma vez fiz com um leite de caixinha longa vida e ela ficou estranha, meio borrachuda. Com o leite de saquinho (que hoje em dia ainda se encontra em algumas padarias) por enquanto tem dado certo. Isso quando ele não talha sozinho na hora de ferver e vira ricotta com menos esforço ainda! (Não tenham medo se isso acontecer! A ricotta fica ótima e não mata ninguém)

Já o soro que sobra pode ser usado em receitas estrangeiras que pedem por buttermilk, ou pode também substituir o leite em vitaminas ou outras receitas, e foi o que eu fiz com essa receita de panqueca. Apesar de ter perdido a maior parte da gordura, o soro ainda tem aquele gostinho de leite, e muitos nutrientes, e as panquecas ficaram ótimas!


RICOTTA CASEIRA
(rende +- 300g de ricotta)

  1. Aquecer 1 litro de leite e uma boa pitada de sal até 80 graus, ou até ver começar aquela espuminha em cima, mas sem deixar ferver.
  2. Nesse ponto abaixe o fogo e misture 2 colheres de sopa de suco de limão (pode ser um pouco mais, se o leite não talhar com 2 colheres).
  3. Mexer a mistura por 2 minutos mais ou menos, até que você veja uma separação entre pedacinhos sólidos e o soro.
  4. Retirar do fogo e deixar esfriar em temperatura ambiente.
  5. Forrar uma peneira com um desses panos meio furadinhos, tipo pano de fralda, ou pano de saco, limpo. Na falta disso tudo, compressas de gaze funcionam!
  6. Passar a mistura pela peneira, recolhendo o soro que vai passar por ela. 
  7. Colocar na geladeira, ainda com o recipiente embaixo pra recolher o soro, e deixar secando por algumas horas. Em 2 ou 3 horas já está no ponto cremoso que eu gosto. Se quiser mais seco tem que deixar pingar mais tempo.



PANQUECAS DE BANANA

Adaptado do How to be a domestic goddess

Ingredientes:
1 c. sopa fermento em pó
1 pitada de sal
1 c. chá açúcar
2 ovos batidos
30 g (2 c. sopa) manteiga (derretida e fria)
300 ml (1 1/4 xíc) soro de leite (sobra da ricotta)
225 g (1 1/2 xíc) farinha
manteiga para a frigideira
bananas a gosto




Preparo:
  1. Coloque todos os ingredientes num liqüidificador, ou numa jarra onde você possa usar o mixer de mão, e bata. É bom usar um recipiente tipo a jarra ou o copo do liqui, já que assim não precisa nem de concha para colocar a massa na frigideira, é só despejar aos pouquinhos.
  2. Corte a(s) banana(s) em rodelas.
  3. Coloque uma frigideira, de preferência anti-aderente, para aquecer com um pouco de manteiga.
  4. Despeje a massa, ajustando a quantidade de acordo com a grossura que você quer. Coloque rodelas de banana por cima da massa. Elas vão ficar incrustadas e fazer parte da sua panqueca.
  5. Quando a parte de cima estiver borbulhando bastante, já é hora de virar para cozinhar o outro lado, e aí só leva mais 1 minuto pra ficar pronta.
  6. Coma quentinha com mel, ou açúcar e canela, ou o que preferir :)



1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...