UA-40840920-1

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Santini, uma gelataria que alia a experiência à qualidade

Gosto de gelados. No Verão, no Inverno, em qualquer estação do ano, quando são de qualidade, sou uma perdida. Acho que só as minhas bolachas favoritas, especialmente as caseiras, lhes ficam a ganhar na minha lista de gulodices irresistíveis. Por isso, quando me disseram que havia uma gelataria com os melhores gelados do Mundo em Cascais, obviamente que eu fiquei extremamente curiosa e, assim que consegui, fui lá experimentar.


Em 1949, Attilio Santini abriu a primeira gelataria e, desde então, a fama da qualidade dos seus sabores foi crescendo e atraindo clientes de todos os países, incluindo personalidades de renome internacional. No site da casa, podem encontrar toda a história e ficarem a conhecer melhor a Santini. Eu falar-vos-ei da minha experiência.

Como eterna indecisa, quando encontro uma lista enorme de opções para escolher, e esta gelataria tem um leque variadíssimo de sabores de fruta, cada um mais atractivo do que o outro, demoro imenso para escolher a combinação dos dois sabores que queria. A saída mais simples foi escolher aqueles que não encontraria de forma alguma noutra loja, o Marabunta e o Uva Preta "Vale da Rosa". Uma junção que, à partida, fez torcer os narizes mais tradicionais, mas que eu descobri ser fantástica. O primeiro é uma espécie de Stracciatella, um gelado de natas com lascas de chocolate que é, efectivamente dos melhores que já comi; leve e de uma qualidade incrível. O segundo,  alia a doçura da fruta alentejana com a arte e experiência da Santini. Muito bom.


E uma boa gelataria define-se, para mim, numa combinação perfeita de gelados saborosos e uma bolachinha deliciosa. Muitas vezes, o cone oferecido é tão fraquinho, que me tira de imediato a vontade de provar mesmo os sabores mais interessantes. Na Santini, a exigência pela qualidade nota-se igualmente numa bolacha estaladiça, que tem o sabor e o ar artesanal de um produto de anos de experiência e aperfeiçoamento. A assinatura da casa dá-lhe um toque único e esteticamente belo. O cone perfeito.

Pelo preço normal de um gelado deste género, vale a pena visitar. Podem encontrar a Santini em Cascais, Carcavelos, no Chiado e Estoril. Infelizmente, ainda não há gelatarias na zona centro, mas pode ser que abram brevemente. Porque, afinal, aqui também há gulosinhas, residentes e turistas, que adoram gelados de qualidade (como eu! :) ).


Falando de gelados, tenho de partilhar convosco um episódio que nos aconteceu, nestes anos entre  Brasil e Portugal. Um dia, pelas terras lusas, decidimos comer uma sobremesa no Macdonalds. Para não estacionar, parei e ele foi buscar os gelados e demorou, demorou, o que eu achei estranhíssimo. Quando chegou ao carro, explicou a situação: Cheguei lá e pedi um "sorvete na casquinha", várias vezes, e o empregado não percebeu. Tive de explicar exactamente o que queria, descrevendo tudo.  Passados uns minutos: Ah! Quer um gelado no cone!  Fartei-me de rir.  De facto, apesar de falarmos a mesma língua, há expressões que não têm nada a ver. :)

4 comentários:

  1. Uhn... Eu tomei o de ameixa e foi uma ótima surpresa. No Brasil os gelados de ameixa são feitos com a fruta seca, mas o da Santini era de ameixa fresca. Muito bom :D

    ResponderEliminar
  2. Uhn... Eu tomei o de ameixa e foi uma ótima surpresa. No Brasil os gelados de ameixa são feitos com a fruta seca, mas o da Santini era de ameixa fresca. Muito bom :D

    ResponderEliminar
  3. provei alguns até me decidir...
    escolhi figo e avelã, hummm Delicia =P
    O inusitado ficou por conta de mamãe que não quis sorvete (disse que estava sentindo frio). Então ela tomou um capuccino, que segundo ela foi o melhor que ela ja tomou na vida!

    ResponderEliminar
  4. essa eu perdi! mais uma coisa na minha listinha interminável de pontos interessantes a visitar em PT ;)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...