UA-40840920-1

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Salada de Cevadinha

por Carol Vannier

A cevadinha foi uma descoberta que eu gostei muito de fazer, e fiz graças ao blog La Cucinetta. O curioso é que na época eu estava morando na França, mas descobrindo receitas de um blog brasileiro. Não que as receitas fossem tão brasileiras assim. Por exemplo, aprendi a fazer risotto e couscous marroquino com esse mesmo blog. 

No início, quando via um ou outro ingrediente ainda desconhecido pra mim, confiava que iria encontrá-los quando voltasse ao Brasil, afinal, se a autora que estava em São Paulo encontrava... Mas São Paulo e Rio são universos culinários bem diferentes, e muitas vezes eu peno pra comprar coisas por um preço razoável e sem ter que rodar meio mundo até achar.


Mas cada vez menos posso reclamar, porque se a situação não é ideal, pelo menos tem mudado rapidamente. Outro dia no MultiMix no centro de Petrópolis encontrei tanto tipo de arroz pra risotto diferente que fiquei pasma. E o que escolhi estava com um preço muito bom comparado a tudo que eu já vi por aqui. Em Niterói acho que só o Pão de Açúcar se equipara com esse nível de importados, mas os preços raramente são camaradas. Tem também a Casa Pedro que sempre salva a pátria, só que infelizmente só tem no Rio. Algumas lojas de produtos naturais acabam servindo pra achar ingredientes difíceis, mesmo que nem tão naturebas assim, e também pra comprar coisas a granel de qualidade. A Irmãos da Terra em Icaraí por exemplo é ótima.


A cevadinha pra essa salada foi comprada no Irmãos da Terra, e é do tipo integral. Essa salada substancial era um dos meus pratos favoritos quando morava sozinha, pra fazer uma quantidade que desse pro jantar e pro almoço do dia seguinte, levando num pirex com tampa pra esquentar no microondas do laboratório. 

A idéia geral é cozinhar a cevadinha como se cozinha arroz, e depois usá-la como ingrediente da salada, que é na verdade quente, feita misturando os ingredientes na frigideira como um grande refogado, mas sem muito azeite. Mas comer fria depois também é ótimo ;)

A original usava berinjela refogada, grão de bico, azeitona preta e um vinagrete com cebola crua, além de alguns temperinhos a mais, como alho e ervas. 

Nessa versão da foto eu mantive as azeitonas pretas e o vinagrete, mas usei cubinhos de berinjela assados antes e folhas de rabanete refogadas na hora. Pra fazer o vinagrete é só picar um pouco de cebola roxa, colocar num potinho com uma pitada de sal, uma colher de chá de açúcar o vinagre que você preferir e deixar descansar uns 15 minutos. O azeite vai no refogado e depois mais um pouco se você quiser por cima. E eu sempre gosto de colocar uma pimentinha calabresa na frigideira, e assim nem sinto que estou "só" comendo salada... 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...