UA-40840920-1

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Tin-tin!

por Carol Vannier

Chegamos à última semana do mês dedicado a casamentos na Salinha, e essa semana eu proponho um brinde aos noivos e a todos que têm a coragem de empreender essa tarefa ao mesmo tempo árdua e prazerosa que é organizar um casamento! E um brinde também aos que deixam a festança de lado, mas ainda assim acreditam que juntar os trapinhos é melhor do que ficar cada um na sua. ♥

Para brindar ocasiões marcantes, nada mais natural do que apelar ao Champagne e seus primos espumantes em geral, que sempre dão um ar festivo e até teatral, dependendo de quem tira a rolha :D
Por isso resolvi pesquisar e experimentar drinks que usem espumantes como base, deixando como sugestão, não só para a festa de casamento, como para um café da manhã/brunch. Este pode ser antes da cerimônia, como se faz em Portugal, ou quem sabe na manhã seguinte, a dois, se os noivos ainda tiverem fígado pra isso!

Apesar de serem quase todos desconhecidos para mim, os drinks que eu experimentei são bastante tradicionais e conhecidos mundo afora. Por isso mesmo aparecem em várias fontes com várias proporções diferentes entre os ingredientes, e algumas vezes com substituições. Coloco aqui então sugestões não muito precisas, e deixo a cargo de cada um ajustar de acordo com a sua sensibilidade e paladar.

Não reparem muito nas fotos, pois foram tiradas em meio a uma confusão de muitos ingredientes e degustadores voluntários (todos maiores de idade, e ninguém pegou o carro depois!), e com um teor de álcool crescente no sangue da fotógrafa ...

Da esquerda para a direita: Mimosa, Poinsétia, French 75 e Kir Royale

Dos drinks escolhidos, mostrados na foto, alguns se prestam a cafés da manhã ou brunch, por serem bem diluídos em suco de fruta, como o Mimosa e o Poinsétia. Eu gostei mais do Poinsétia, mas o Mimosa foi o mais levinho, talvez por ter levado menos licor.

O Mimosa é a mistura de espumante e suco de laranja, numa proporção que pode ser de 1:1 ou tender mais para o lado que você preferir. Também é comum dar um toque leve de triple sec/licor de laranja.

O Poinsétia é a mistura de espumante, suco de cranberry e triple sec/licor de laranja, mas as proporções parecem variar ainda mais. Minha sugestão: 1/3 dose de licor de laranja, 1 dose de suco de cranberry, e preencher o resto da taça de espumante.

Os dois últimos não são tão diluídos, por isso são mais para a noite mesmo. O Kir Royale é o campeão na apresentação, mas depende da qualidade do licor de cassis. O French 75 é o que tem mais jeitão de drink mesmo, com um paladar mais elaborado. Eu adorei!

O French 75 é a mistura, em ordem decrescente de quantidades, de: espumante, gin, suco de limão siciliano e açúcar ou xarope de açúcar (para perder menos gás). Você pode misturar o açúcar antes também, usando uma coqueteleira. Para duas taças: coloque 2 ou 3 colheres de chá de açúcar, 1/2 dose de suco de limão siciliano, 2 doses de gin e gelo, e chacoalhe. divida entre as taças e complete cada uma com espumante.

O Kir Royale é a versão espumante do Kir, que é feito com vinho branco. É só encher quase totalmente a taça com espumante e depois dar um toque de licor ou xarope de cassis. Colocando o licor depois, ele se deposita no fundo, fazendo esse degradê bonito. A cereja é opcional.

Bebam com moderação! ;)



2 comentários:

  1. o Kir Royale é muito bom, mas essse licor tava meio adulterado... hehehe

    Acho desses o que mais gostei foi o Poinsétia!

    ResponderEliminar
  2. O Kir Royale ja é o meu preferido a muuuuitos anos.
    Mas Gostei D+ do French 75, os dois primeiros são muito fraquinhos (parecem suquinhos próprios para um cafe da manhã ou brunch especial:) enquanto o French 75 tem mais personalidade. O sabor do limão siciliano, o toque do gin me agradaram muito
    Tin Tin

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...