UA-40840920-1

terça-feira, 30 de julho de 2013

Casamento - Fotógrafo e Animação: prioridades?

Ainda estamos no mês de Julho e quero ver se, esta semana, termino os posts sobre a organização de casamento que prometi. Dito isto, decidi juntar a animação e o fotógrafo, que, no nosso caso, não envolveu muitas questões ou ponderações porque já estavam decididos antes do pedido ser sequer pensado.

Ao definirmos as prioridades do casamento e ter decido onde podíamos poupar e quais aquelas em que não nos importávamos de pagar mais para ter um excelente serviço, decidimos que a animação e o fotógrafo entravam na lista destas últimas. Comecemos pelo último.

Fotógrafo:
  • Depois de fazermos um levantamento pelos preços praticados por vários fotógrafos (da zona centro, por uma questão de praticidade) e de fazermos uma comparação de portfolios com a ajuda das fotografias dos sites e in loco, decidimos que, apesar do nosso ser um bocadinho mais caro (em alguns casos apenas 200 euros), temos, no final, um trabalho de  qualidade reconhecida (pelo menos esperamos) e no qual podemos confiar. Com a opção fotografias, filmagem e um álbum grande (achámos que era melhor, hoje em dia, distribuir os CDs das fotos pela família do que dar um álbum pequeno, com uma escolha limitada, e que fica na gaveta), teremos um registo bonito e bem cuidado do dia do casamento, acompanhado por excelentes profissionais. Outros laboratórios faziam mais barato, mas o resultado era sempre pouco satisfatórios e, amantes de fotografia como nós, nunca optaríamos por algo que não nos agradasse plenamente. Aliás, julgo que, neste serviço, há mesmo que considerar que, às vezes, o barato sai caro. (Claro que há outras opções boas, mas, não conhecendo, não quisémos arriscar.)
  • Tendo escolhido a empresa que se responsabilizará pelas fotografias, definimos o que queríamos e o que não queríamos no nosso dia. Uma coisa que recusámos determinantemente foi sair a meio do dia para ir tirar fotos só os dois, noutro lado qualquer. O dia do casamento é para partilhar com todos e queremos que essa partilha seja registada plenamente. Isso tornou ainda mais importante a escolha de uma equipa de qualidade, porque tirar boas fotos naturais requer o dobro da mestria das fotos posadas. Espero que a que vai ao nosso não nos decepcione.

Animação: 
  • Sobre a animação, também não foi difícil. Há uns anos, num casamento de uma prima minha, encontrei a dupla que levou os convidados ao rubro e, no instante, pensei que, se me casasse, gostaria que fossem eles os responsáveis por animar o meu. Mas, mesmo assim, foi algo pensado.
  • Em primeiro lugar, definimos que não queríamos banda ao vivo, mas sim um DJ. Além de músicos ao vivo não ser a nossa preferência para o casamento, pela minha experiência, um Animador/DJ aguenta muito mais tempo um grupo de gente a dançar e a cantar do que uma banda. Perdoem-me os músicos mas, enquanto um DJ tem um leque variadíssimo de estilos musicais, que pode ir passando e testando a receptividade da audiência, a banda é muito mais limitadora. Se, por acaso, os nossos convidados não apreciassem o estilo, entediar-se-iam a noite toda e não é o que queremos. A opção de algo alargado e que conseguisse tocar desde o tradicional pimba aos últimos êxitos do Pitbull era sempre algo mais aliciante.
  • Já sabemos que  o profissional que porá a nossa música é muito bom, especialmente porque, ao não ser DJ per se, não colocará principalmente Disco/Techno que cada vez me agrada menos. Ele sabe sentir o público e é importante assistirem ao desempenho da vossa escolha antes de assinarem o contrato. Nós não escolhemos alguém que não conhecêssemos. Pode não evitar algum despiste, mas pelo menos reduz probabilidades.
  • Ainda no campo animação, além da pessoa que tratará da música, quisemos trazer igualmente um animador extra para incentivar o público, com jogos e coreografias. Eles avisaram-nos desde logo que os noivos têm de alinhar nas brincadeiras, porque muitas vezes o entretenimento não resulta porque os noivos estão longe, afastados dos convidados e nas suas tarefas. Eu já topei qualquer coisa gira, desde que não estrague o meu vestido lindo que eu adoro.
  • Para as crianças, quando há um número considerável (o que para mim já  é a partir de 10), devemos ter um animador específico, para o entretenimento dos mais pequenotes. É importante para a diversão não apenas das crianças mas também dos pais, que assim podem aproveitar melhor o casamento. A nossa já vem caracterizada e traz material para uma diversão de horas. Espero que gostem. 
  • Surpresas! Os casamentos têm de ter surpresas e, para não estragar as nossas, conto-vos tudo depois de dia 10. Espero que compreendam, mas há vários convidados que seguem a Salinha. 

No final, como tudo o resto, temos de nos lembrar que o dia é nosso, tanto dos noivos quanto dos convidados, e pagamos (e em alguns casos bem) para termos um serviço como queremos. Portanto não façam nada que não queiram e vos deixe desconfortável porque o fotógrafo ou outra pessoa exige e conversem com o animador sobre tudo o que pretendem. No meu caso, tenho apanhado sempre gente extremamente simpática, na qual reconheço profissionalismo e simpatia, características essenciais para despertar a minha confiança. E eu, com anos de experiência em organização de eventos, sou exigente e rigorosa quanto baste! :) 

É um dia de diversão e espera-se que os noivos estejam bem-dispostos e alegres. Há coisas que correrão na perfeição, outras menos bem, mas há que aproveitar tudo ao máximo. :) 
Como foi a vossa experiência?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...