UA-40840920-1

terça-feira, 16 de julho de 2013

Casamento - Escolher o local ideal

foto: quintadasabertas.com
Depois de terem alguns dias definidos, há que passar para a fase seguinte, mais morosa e nem sempre bem sucedida - a escolha do local da festa. Em Portugal, o mais comum, actualmente, é fazer-se a boda numa quinta, um espaço preparado para festas de várias dezenas (quando não centenas) de pessoas. Como todas têm a sua especificidade, temos de escolher, entre as viáveis, qual a que se enquadra melhor ao nosso dia.

Algumas questões que nós considerámos para a escolha da nossa foram (e vamos ver se me lembro de todas):

Distância: Se a cerimónia do casamento for noutro local que não a quinta, devem analisar o percurso que os convidados terão de fazer entre um e outro. Nós vimos quintas bonitas a mais de 40 minutos do local da cerimónia, em andamento normal, mas imaginem uma caravana de carros de casamento, todos em fila, numa velocidade bem mais reduzida, como acontece nos casamentos... O tempo demorado duplica. Fica ainda mais complicado se o caminho não for simples, se não houver mapas bem descritos ou se os condutores não conhecerem a região. Na nossa equação, esteve sempre o conforto dos convidados.

Estilo da Quinta: O espaço é extremamente importante para decidirmos qual a quinta que queremos. Há quintas para todos os gostos, para todos os estilos, mas nem todas nos convêm. Há espaços mais rústicos, em casas antigas ou espaços nobres, e quintas construídas de raiz para festas, com jardins plantados e zonas criadas especificamente para esse fim.  Em primeiro lugar, devemos separar as que gostamos das que não gostamos. Nós fizemos uma primeira triagem pela internet; há vários sites com quintas por região e o Google ajuda imenso. Pelas fotos, vimos logo quais as que nos poderiam agradar e qual o estilo que não teria nada a ver connosco. Claro que esta é uma primeira triagem. Depois de terem algumas escolhidas, o melhor será ligar, perguntar da disponibilidade para os vossos dias definidos e marcar um encontro, se possível, com os responsáveis, para que haja tempo para vos fazerem uma boa visita guiada.  

Condições do Espaço: Quando forem visitar a quinta, há várias questões que podem considerar. Pelo menos foram as que nós ponderámos para a escolha da nossa:

  • O casamento terá igualmente, sendo um evento familiar, pessoas mais idosas com dificuldade de locomoção. Portanto, alguém com mobilidade reduzida terá como se movimentar numa cadeira de rodas, por exemplo? Conseguirá ir às casas de banho? Conseguirá ir para onde os convidados poderão conviver? Vimos alguns espaços rústicos, bonitos, mas cujos acessos a salões e exterior eram principalmente através de escadas. Péssimos para quem já não se consegue mexer tão bem quanto noutros tempos.

  • Como são as casas de banho? Podem achar engraçada a questão mas, como disse, nós pensámos no conforto dos nossos convidados, pelo que não gostaríamos que eles fossem obrigados a ir a locais com um aspecto menos cuidado ou desagradável. Os casamentos duram o dia inteiro, com bar aberto, como é óbvio, o que faz com que o uso frequente dos WC seja normalíssimo. Já estive em espaços onde faltou papel higiénico e não havia condições, o que incomodou bastante os convidados, e não gostaria que acontecesse o mesmo. Depois de vermos se o acesso é fácil, devemos verificar se o espaço é simpático, bem cuidado e limpo, quiçá até com banquinhos ou poltronas à entrada, onde as pessoas possam esperar, se necessário.    

  • Dependendo do casamento, poderão ter mais ou menos crianças como convidadas e, como gostaríamos que todos se divertissem, temos de ter em conta as condições para os mais pequenos. Portanto, no nosso caso, depois de considerarmos se era ou não um espaço seguro, fechado, sem estradas movimentadas perto ou com zonas menos seguras, perguntámo-nos: há um espaço específico para as crianças brincarem? Há baloiços, escorregas, e brinquedos que estejam disponíveis para o entretenimento das crianças? É um espaço aberto e visível para os pais? Se for visível, há como os pais estarem sentados a conviver enquanto observam as crianças, para não ser aborrecido para eles? Há animador ou é necessário contratar alguém?     

  • As piscinas podem aliciar muita gente, especialmente no Verão, mas nós excluímos todos os espaços com piscinas por algumas razões: Há crianças, e não queremos que os pais estejam constantemente alerta (também é um dia para se divertirem); abusos de álcool e de comida podem ter efeitos nefastos quando na presença de uma piscina e, com penteados e roupas de cerimónia, seriam poucos os convidados que aproveitariam, ou que gostariam de ser atirados porque, a determinada altura, na brincadeira, atiram-se muitas vezes pessoas que gostam e que não gostam. Claro que isto depende dos convidados, mas quando passam em muito a centena, e não conhecemos todos assim tão bem, mais vale prevenir (pelo menos é o que eu penso).

  • Outra questão que colocámos foi o salão. Acreditem que, depois de verificadas as questões de conforto e segurança, o tamanho do salão é outro ponto no qual se devem focar. Tendo em conta o número de convidados, vejam em primeiro lugar se cabem todos confortavelmente, sem estarem encavalitados uns nos outros. As mesas devem ser grandes o suficiente para haver espaço para as pessoas mexerem os braços à vontade. Se couberem todos questionem-se: estarão todos visíveis aos noivos ou todos ao mesmo nível? Encontrámos quintas bonitas mas nas quais os convidados teriam que ficar divididos, o que gera algumas confusões. Quer queiram quer não as pessoas questionariam porque uns ficaram em cima e outros em baixo, uns numa sala com os noivos e outros sem, uns com mais luz, outros com menos, etc.etc. O melhor é encontrarem um espaço bonito que convenha a todos os vossos convidados e onde todos possam olhar para vocês do espaço onde estão sentados. Não queremos que alguém se sinta excluído de um dia que é para partilhar a felicidade com todos (Se assim não fosse não valeria a pena haver uma festa deste género).  

  • espaço para toda a animação que queremos? Desde jogos, a pista de dança à noite, os casamentos mais divertidos costumam apostar em bons animadores e momentos de diversão, pelo que é importante considerarmos se a quinta tem, ou não, espaço para essas actividades. 

  • Há um espaço para os protagonistas da festa? Como os noivos serão o centro das atenções e precisarão de um espaço para se retocarem, refrescarem e retirarem o arroz e pétalas de fatos e vestidos, é importante haver um espaço para eles, com casa de banho onde a noiva possa estar à vontade com o seu vestido que, normalmente, tem uma saia muito pouco prática na altura de ir ao WC.

  • Por último, analisámos se o exterior nos agradava e servia os fins que queremos. Não queríamos um espaço enorme e com muito jardim, que separaria os convidados do grupo maior e onde não se pudessem ver todos. A nossa opção, que não é a preferida de todos, mas a que nós apreciamos mais, foi ter um espaço exterior grande e plano (por questões de mobilidade), onde pudéssemos fazer actividades durante a tarde e, ao mesmo tempo, onde os convidados se pudessem ver uns aos outros e conviverem. Como teremos pessoas de vários países e regiões, que nunca se viram, preferimos a união em detrimento da separação. Claro que, quem quiser um jardim elaborado, com fontes e afins, construídas ou naturais, tem imensas quintas que pode escolher e que servem perfeitamente.
Disponibilidade e Preço: Posto isto, vem a parte mais dura, o preço. A quinta inclui o catering? Se não inclui, quais as opções? Agradam-vos? (Nós gostámos de uma quinta que só trabalhava com uma empresa da qual não gostamos muito, o que nos fez excluí-la de imediato) Quanto fica tudo incluído por pessoa (quinta e catering)? Está dentro do que determinámos ou excede o nosso limite? Um casamento em Portugal não é, normalmente, um evento barato. Os pais e/ou os noivos pagam por pessoa, e não um valor estimado, independentemente do número preciso de convidados, pelo que toda a contabilização terá de ser feita com o número realisticamente esperado. Não se deixem levar pela conversa que o número de convidados tende a diminuir. Nem sempre isso acontece.

Tendo decidido a quinta, há que decidir os pratos, a comidinha, o que poderá ser uma tarefa bem complicada, e sobre a qual falarei no próximo post

Julgo que, sobre o espaço, foram estas as questões principais que nos colocámos. Se me tiver esquecido de alguma, por favor, não hesitem em deixar o vosso comentário. Quais foram ou são as questões que se colocaram/colocam na escolha do espaço? :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...