UA-40840920-1

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Bem-casados

por Carol Vannier 

Pensando nas tradições culinárias dos casamentos do Brasil, a única coisa que me veio foram os bem casados. Algum brasileiro lembra de outra tradição?

Ao que parece esses docinhos são mesmo indefectíveis em casamentos por todo o Brasil. Tradicionalmente são um 'sanduíche' de pão de ló recheado de doce de leite, mas podem ter diversas variações no sabor, incluindo nozes, baba de moça, massa de brownie etc. Mas sempre mantendo o formato de "casadinho" que é como chamamos essa união de dois biscoitos/bolos por um doce cremoso. Deveras sugestivo!

Mas o amor ao bem casado no Brasil é tamanho que ele já está invadindo outras festas tradicionais, só trocando ligeiramente de nome: nos batizados dá-se bem-nascidos, nas bodas os bem-unidos, nos aniversários os bem-vividos. Pensando bem, além de gostosinhos, eles são bem práticos, pois servem de enfeite durante a festa, com seus embrulhos coloridos, lembrancinha para presentear os convidados no fim da festa e café da manhã no dia seguinte ;)

Os bem-vividos nos 80 anos da vovó Mimi


Os métodos pra fazer bem casados são vários: há quem faça uma massa fina na fôrma para depois cortar em discos, há quem faça os discos grossinhos, pra depois fatiar ao meio com a faca, e há quem pingue a massa já em porções separadas, sem a necessidade do cortador, mas sem tanta simetria...

Como eu não estou fazendo pra embrulhar e vender, fui pelo método de pingar a massa. (Além disso o desperdício das rebarbas não ia me fazer bem!) E pra rechear usei meu doce de leite favorito, o de Viçosa. Eu sempre encontro numa loja de produtos mineiros em Petrópolis, mas costumo ver em outros lugares também. Na falta de um bom doce de leite pronto, o método de cozinhar a lata de leite condensado produz um doce muito bom também. Acho que o tempo de cozimento pode ser alterado para o gosto de cada um, mas o mínimo parece ser meia hora depois que a panela deu pressão. 

Para a receita da massa também já vi algumas variações, mas o que todas parecem ter em comum é uma grande quantidade de ovo, por isso recomendo que escolham ovos de boa qualidade! Para quem não apreciar o gosto de ovo muito forte, talvez prefira colocar baunilha na massa. Eu não usei, mas acho que usaria de uma próxima vez, só pra equilibrar.

O resultado foi bem fofo e bem doce, certo de agradar qualquer brasileiro!

BEM-CASADOS
fofinhos, fofinhos...
Adaptado daqui
rende aprox. 20 bem casados de 5cm de diâmetro

Ingredientes:
4 ovos grandes, separados
4 colheres de sopa de açúcar 
7 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de baunilha (opcional)
+- 1 xícara de doce de leite
2 xícaras de água morna
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro

Preparo:
  • Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte e enfarinhe duas ou três assadeiras.
  • Peneire a farinha e o fermento e reserve.
  • Numa batedeira bata as claras até ficarem branquinhas e um pouco firmes. Vá adicionando o açúcar aos poucos, batendo sempre, até ficar firme. Depois adicione as gemas uma a uma, ainda batendo. Adicione a baunilha se for usar.
  • Peneire a farinha com fermento por cima da mistura e incorpore-a delicadamente (Ou não. Fiquei com a impressão que podia ter dado uma batidinha de leve com a batedeira, porque batendo as claras com açúcar elas ficam mais resistentes.)
  • Escolha uma colher para ser sua medida e use-a para pingar porções da massa nas assadeiras. Dê espaços de 2 dedos entre as porções, pois eles vão alargar um bocadinho. Para obter discos mais redondos e sem pontas, espalhe um pouco a massa pingada com movimentos circulares.
  • Asse até que os discos fiquem dourados, o que pode levar de 6 a 10 minutos dependendo do forno. Fique atento!
  • Depois de assados e frios, recheie os disquinhos com uma colherada do doce de leite. Um bico de confeitar cai bem nessa hora.
  • Aqueça a água e misture com o açúcar de confeiteiro para fazer uma calda.
  • Mergulhe os bem-casados rapidamente na calda, ou segure-os com um garfo e despeje calda por cima. (A calda não tem um efeito visual tão bom como eu esperava, e acabei polvilhando açúcar de confeiteiro depois. Mas para quem vai embrulhar, a calda basta)





1 comentário:

  1. são muito, muito, muito bons!!! queria muito comer um desses neste momento...ummmm!!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...