UA-40840920-1

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Descoberta da Semana - Como identificar os meus undertones?


Andando à procura de um novo pó compacto, decidi alargar a busca a outras marcas, incluindo a MAC, para ver se alguma destronava o meu querido Parure da Guerlain, no tom Beige Ultime. Como pesquiso principalmente na internet, decidi informar-me melhor sobre os melhores produtos do mercado e, o mais essencial, como escolher o meu tom.

Já li imenso sobre o undertones (a cor da nossa pele que não é visível e não se altera, ao contrário da superfície, que pode estar mais ou menos morena), mas não sabia da sua importância para escolhermos uma base, um corrector ou qualquer outro produto facial. Pode ser a diferença entre termos um ar luminoso e radiante e estarmos acinzentados. Tudo por causa dos produtos que escolhemos.

Assim, encontrei no site The Beauty Department, como há em tantos outros, os passos para identificar o nosso tom e, a partir daí, fazer uma compra consciente e que nos torne ainda mais maravilhosas. Eis alguns métodos que aconselham vários profissionais:

1. Podemos olhar para as veias no nosso pulso, com a palma da mão para cima, em plena luz do dia. Se as veias parecerem azuladas, então o nosso tom é cool. Se, por outro lado, tiverem uma tonalidade mais esverdeada, seremos warm. Uma outra opção, é termos umas veias que pareçam azuis e outras verdes, nesse caso faremos parte dos sortudos que são neutros (a quem fica bem a maioria da maquilhagem).

2. Em casa, num espaço bem iluminado e em frente a um espelho, podemos enrolar o cabelo com uma toalha branca e colocar um tecido branco sobre os nossos ombros, envolvendo a face. Quanto mais branco à nossa volta melhor, pois vai acentuar e reflectir o tom que se esconde sob a superfície da nossa pele. Se parecermos meio azulados, significa que somos cool, amarelada é porque somos warm e, se ficarmos esverdeados seremos neutros.

3. Outra opção, que eu pessoalmente acho mais difícil para a identificação do tom, é com a ajuda de um acessório/ bijuteria. Os colares de ouro/dourados ficarão mais harmoniosos em peles warm, enquanto que os prateados ou de platina em pessoas com tons cool. Neste passo, temos de esquecer a preferência pessoal e tentar analisar friamente qual é o mais harmonioso, quando em contacto com a nossa pele. Eu, por exemplo, passei anos a pôr de lado os dourados e a usar apenas anéis e fios prateados, mas, quando experimentei o meu colar cobre amarelo estilo egípcio, assentava muito melhor, além de dar um brilho à pele diferente. Se ambos ficarem igualmente bem é porque provavelmente somos neutros.

Tenham isto em atenção sempre que forem comprar um produto facial. Às vezes, o tom superficial pode induzir-nos em erro; nem todas as pessoas extremamente claras são cool, nem todos os morenos são warm. Os undertones fazem imensa diferença na hora de aplicar um produto que nos fique efectivamente bem.

Os warms deverão procurar uma base nos tons amarelo e pêssego, e ficarão extremamente bem com maquilhagem nos tons terra, dourado, bronze e qualquer blush alaranjado. Os cool, por sua vez, têm as bases neutras ou com tom rosa e as cores preferenciais para os olhos e lábios serão os rosa, magenta, cinzento, branco e outros tons de pedras preciosas, como esmeralda ou safira . Se virem nos balcões das marcas (e agora estou a lembrar-me especificamente da Chanel), há beiges dourados e beiges rosados, para se adaptar a cada undertone. Eu, por exemplo, como sou warm, sou o Beige Sable da Chanel, tendo a maquilhadora me aconselhado a fugir de todos os que têm base rosa (e havia vários).    

Agora, com a MAC, o que acontece? Os produtos faciais da MAC são marcados com C= Cool NC= Neutral Cool,  N= Neutral, NW= Neutral Warm e W= Warm. Quando fui ao balcão, dirigi-me imediatamente aos NW, porque achei que seriam os mais indicados para o meu tom warm. Contudo, a nomenclatura da MAC é baseada nas roda de cor de maquilhagem profissional, correspondendo as letras ao tom que vai neutralizar e equilibrar o nosso tom. Assim, na verdade, a correspondência será C= pele amarelada, NC=pele beige dourada, N= pele beige, NW= pele beige rosada e W = Pele rosada. Depois de saber isto, entendi muito melhor a sugestão da conselheira da marca (que estava atarefada e não me soube responder ao sincero "Mas eu sou warm, na MAC é ao contrário?").

Com esta informação, já vou muito mais confiante comprar produtos faciais. Até agora, sempre tinha ido para os beiges, embora, de facto, houvesse uns que me ficavam melhores do que outros. Mas, claro, estas são linhas guias que ajudam a escolher o que nos fica melhor. Apesar de saber que fico muito bem com sombras em tons terra, gosto de, de vez em quando, usar uns rosas, uns violeta, azuis e qualquer outra cor que se adeque ao meu estado de espírito. Também tenho blushes rosa que adoro e que não deixarei de usar. 

Ooops, o post foi longo desta vez... Espero não ter cansado ninguém e que esta informação vos seja tão útil quanto a mim, que gosto de perceber porque me querem vender determinado produto e cor, para ter a certeza que não chegarei a casa e me arrependerei milhões de o ter comprado. :) 



Já tinham os undertones em atenção ao escolher os produtos?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...