UA-40840920-1

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A mais fácil das dietas


Quando se tem uma propensão natural para o aumento das curvas e se gosta efectivamente de comer, a dieta (que já pelo seu nome é assustadora) parece ser a única solução. Contudo, por vezes, para as pessoas até nem comem muito, as dietas loucas de 15 dias a ingerir ananás ou sopa (sim, eu já as experimentei e penei!) tornam-se uma tortura que tem apenas resultados momentâneos. O grande desafio está em passar a comer melhor.

Por isso, e sendo eu alguém que gosta de provar de tudo e é perdida por petiscos, quando me explicaram a técnica dos Vigilantes do Peso (bastante usada no Brasil, mas da qual ainda pouco ouvi falar em Portugal -- talvez sejamos mais tímidas com a partilha das nossas questões de peso) achei que tinha encontrado a dieta mais fácil e simples, que conseguiria seguir durante algum tempo sem problemas. E consegui, com sucesso.

Quem entra na reeducação alimentar (chamemos-lhe assim) dos VP, apercebe-se do valor nutritivo dos alimentos, reconhecendo muitas vezes onde estava o erro na rotina anterior. A vantagem deste sistema é que podemos comer de tudo, mas sempre de uma forma consciente e equilibrada, algo que o frenesim diário pode tornar complicado, mas não impossível. Mas atenção, quem escolhe este caminho tem de ser extremamente organizado e disciplinado. Interiorizar várias desculpas que "impossibilitam" a disciplina não é válido, mostra apenas falta de vontade de começar (o que por si só já devia ser argumento suficiente; eu confesso que tive fases em que assumi que não queria naquele momento andar a controlar tudo, deixando para depois uma alimentação mais "cuidada". Com consequências, claro, mas nada irreversível.). Para falar verdade, muitas são as opiniões de especialistas que afirmam que acreditar na dieta é parte fundamental para perder peso (se seguidas as regras, note-se), se não se está cometido a 100% com o tempo que se tem para a disciplina diária (seja muito ou só aqueles minutos entre o adormecer dos filhotes e o nosso), não valerá a pena. A parte psicológica também tem de concordar com a alteração de rotina (não queremos ninguém infeliz por causa da alimentação. O importante é que todos se sintam bem consigo mesmos e sejam saudáveis, acima de tudo, com mais ou menos peso do que o estabelecido pela indústria da "moda".).

Posto isto, e resumidamente, o VP funciona de forma muito simples, que se vai interiorizando ao longo do tempo:

1) Primeiro temos de definir um dia de pesagem, ver quanto pesamos nesse dia e definir quanto queremos emagrecer no total e por semana. Não é necessário estabelecer valores loucos de dificilmente se manterão, como perder 1 kg/semana, pode ser apenas 400 g ou menos. O ideal é focar na nossa meta e não desanimar. Cada um tem o seu próprio ritmo.

2) Depois devemos anotar tudo o que comemos, que se reflecte em pontos (ex: 1 iog Activia 0% = 1,2 pontos), e só poderemos ingerir por dia a quantidade total de pontos permitida para o nosso peso (ex: quem tem 55 quilos pode comer 20 pontos). Com os VP podemos comer de tudo, até bolachas, chocolates, etc. (sempre anotando os pontos equivalentes), mas temos algumas porções que são obrigatórias:
2 porções de fruta 

3 porções de legumes
2 porções de leite / lacticínios
2 porções de gordura (colher de azeite, margarina, manteiga etc.) 
6 copos de água

Apesar de agora haver um novo sistema de contagem, a que eu faço baseia-se na seguinte fórmula: pontos do alimento =(valor das calorias por porção/50)+( valor dos lípidos/gorduras por porção /12)-( valor das fibras por porção /5) . Criar tabelas no Excel, onde se vai inserindo os valores de cada elemento e os alimentos por semana, torna o processo ainda mais simples.  
Além disso, há vários sites que auxiliam imenso na compreensão e adopção do VP, além do site oficial. Eu achei bastante informação no site do PetitChef sobre o VP que achei muito útil. Pode ser que vos ajude também.

3) Por último, e num ritmo contínuo, constante e sem desanimar, é importante seguir a reeducação até à meta esperada, mantendo o equilíbrio alimentar depois. Voltar a comer mal significa voltar a engordar, por mais que haja sucesso durante vários meses.  

Com uma meta até 30 de Junho, e depois de uns meses completamente descuidados, eu vou recomeçar a reeducação. Alguém me quer acompanhar?  

5 comentários:

  1. É, bem que a gente podia retomar a maratona, dessa vez rumo a fotos no casamento sem bração! hehehe
    Eu ando me debatendo com a idéia de retomar a dieta. Atualmente o impecilho é a falta de rotina. Ora estou em Piratininga, ora em Petrópolis, passo muito tempo em casa, doida pra me distrair seja cozinhando seja comendo... a falta de companheiro de dieta também é ruim. Mamãe é mais intermitente ainda do que eu, o que não ajuda muito.
    Pelo menos arranjei um aliado: o Wii, com o jogo Justa Dance! Eu danço até suar, fazendo uma aeróbica vigorosa hehehe
    Tenho tentado jogar todos os dias que estou aqui em casa, acho que já dá uma ajudinha... e também espero que me ajude a ser menos pata choca na pista de dança da festa ;)

    ResponderEliminar
  2. É, nós decidimos que criaríamos nós próprios a rotina do VP, para não nos descuidarmos mais. É um esforço muito maior, porque não temos tanto controlo na cozinha e passar o dia a ler dá sempre vontade de ter aquele pacotinho de bolachas ao lado, mas tem de ser (especialmente porque as medidas para o vestido já foram tiradas e fui proibida de engordar um quilo sequer sob pena dele não me servir depois -- o que seria muito muito chato).
    Ter jogos de dança é muito bom. Sinto muita falta dos meus tempos passados com o Zumba Rush, mas daqui a nada já voltarão.
    Mas toca a entrar noutra maratona? Todos com o mesmo objectivo: as fotos do 10 de Agosto. :)

    ResponderEliminar
  3. Eu topo! Vou espalhar a idéia por aqui e ver se mamãe e tia Cristina embarcam também.
    Difícil vai ser poder prever que medidas eu vou ter na altura do casamento hehehe Melhor eu arranjar um modelo que seja facilmente ajustável ;)

    ResponderEliminar
  4. Eu também só vou olhar a minha roupa depois que perder uns quilos... E o Igor, não entra na Maratona?

    ResponderEliminar
  5. Ele não quis da outra vez, acho difícil que queira agora...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...